Você está aqui: Página Inicial / Graduação / Bacharelado / Estágio - Bacharelado

Estágio - Bacharelado

Os ambientes de realização dos estágios curriculares supervisionados (obrigatórios ou não-obrigatórios) em Educação Física são aqueles que representam mais do que um simples “lugar de fazer”, ou seja, são ambientes de onde devem emergir as atividades de formação dos nossos alunos-estagiários, com o objetivo de identificar problemas, construir soluções e definir futuros e eventuais projetos de ação profissional.

Estágio obrigatório é aquele cujo cumprimento da carga horária pelo estudante é requisito para a obtenção de seu Diploma. Na UFSCar, ocorrem a partir do 5º período e estão distribuídos em quatro semestres perfazendo um total de 420 horas.

Estágio não-obrigatório é aquele considerado como atividade optativa ou atividade complementar.

 

Legislação vigente:

1- Lei do Estágio

2- Cartilha esclarecedora sobre a Lei do Estágio

 

Prazos ESTÁGIOS

gif atenção animado

Conforme os prazos indicados no cronograma acima, informo a data da primeira reunião neste 1o.semestre/2019, conforme calendário acadêmico oficial da PROGRAD/UFSCar. Nesta primeira reunião serão fornecidas informações gerais sobre o estágio curricular supervisionado. Você também poderá sanar suas dúvidas e obter informações sobre os prazos de entrega dos documentos pertinentes.

IMPORTANTE: os estágios deverão ser cumpridos conforme o Calendário Acadêmico para o seguinte período: de 18/03/2019 a 13/07/2019. Portanto, atualizem essas informações no respectivo documento ANTES de imprimi-lo.

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------

1a. REUNIÃO PRESENCIAL OBRIGATÓRIA:

     ESTÁGIO 2 - Dia 20/8 - terça-feira 

     ESTÁGIO 4 - Dia 20/8 - terça-feira 

     LOCAL: Sala de Reuniões do DEFMH.

     HORÁRIO: 12h00

Observação 1: se você já souber onde deseja realizar o estágio, poderá providenciar os documentos doc1, doc2 e doc3 (e suas respectivas vias), preenchê-los e  assiná-los junto com o preceptor de estágio.

Observação 2: os alunos inscritos no Estágio 4, deverão cumprir carga horária relativa aos ambientes do Hospital Universitário e USE. Para tanto, é necessário contato prévio com a Coordenação de Curso para maiores informações.

Observação 3: preencher o período do estágio: de 20/08/2019 a 10/12/2019.

Observação 4: a partir da data da primeira reunião, fiquem atentos aos prazos estabelecidos no quadro acima.

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------

DOCUMENTOS 

Os novos modelos de documentos referentes aos estágios foram elaborados em conformidade com o Parecer nº 004/2016/PF/UFSCar/PGF/AGU, proferido pela Procuradoria Federal nos autos do processo nº 23112.000022/2016-83. Os referidos modelos foram aprovados juntamente com o Regimento da Graduação pelos colegiados competentes, por meio da Resolução CoG nº 072/2016 e da Resolução ConsUni nº 867/2016.

São 6 (seis) documentos necessários. Selecione os doc1, doc2 e o respectivo doc3 (conforme modelo de estágio), preenchendo-os corretamente e imprimindo o número de vias necessárias. Todos os documentos deverão estar ASSINADOS e CARIMBADOS:

doc1 - Carta de apresentação (2 vias, com assinatura do professor orientador)

doc2 - Declaração de horário (2 vias, com assinaturas do estagiário e supervisor/preceptor)

Os documentos a seguir (doc3) referem-se aos Termos de Compromisso vigentes e seus respectivos Planos de Atividades conforme o modelo do estágio (3 vias), devidamente preenchidos, carimbados e assinados.

Para estágio em outras instituições, empresas ou em projetos de extensão do DEFMH na UFSCar:

doc3a - modelo 1 - Obrigatório remunerado - com assinaturas do estagiário e supervisor/preceptor

doc3b - modelo 2 - Obrigatório não remunerado - com assinaturas do estagiário e supervisor/preceptor

doc3c - modelo 3 - Obrigatório não remunerado (COLETIVO) - com assinaturas do estagiário e supervisor/preceptor

doc3d - modelo 4 - Não obrigatório - com assinaturas do estagiário e supervisor/preceptor

doc3e - modelo 5 - interno à UFSCar - com assinaturas do estagiário e supervisor/preceptor)

Para estágio junto ao Hospital Universitário da UFSCar:

doc3 - modelo único HU-UFSCar - Obrigatório não remunerado - com assinaturas do estagiário e supervisor/preceptor

Documentos necessários a serem anexados ao doc3 (modelo único) do HU-UFSCar: 1) Atestado de Matrícula; 2) Cópia da Apólice de Seguro; 3) Cópia da Carteira de Vacinação.

Fichas de frequência mensal (doc4). Esses documentos deverão ser entregues devidamente preenchidos, carimbados e assinados.

doc4a - 4a-externo à UFSCar - (1 via, com assinaturas do estagiário e supervisor/preceptor)

doc4b - 4b-coletivo, na UFSCar - (1 via, com assinaturas do estagiário e supervisor/preceptor)

Relatório de Estágio (doc5) e Avaliação Final (doc6), devem ser preenchidos e assinados pelo estagiário e preceptor. O Relatório Final deverá ser preenchido pelo preceptor na presença do estagiário. Ambos os documentos, deverão ser devidamente assinados e entregues ao orientador de estágio na UFSCar, para finalização da disciplina/notas.

doc5 - Relatório de estágio (1 via) - (1 via, com assinaturas do estagiário e supervisor/preceptor)

doc6 - Avaliação final (1 via) - (1 via, com assinatura do supervisor/preceptor)

 

OPORTUNIDADES DE ESTÁGIO:

1- Coordenadoria de Estágio e Mobilidade da PROGRAD (Facebook).

 

ASPECTOS JURÍDICOS ESPECÍFICOS:

1- Parecer da Procuradoria Federal sobre Termo de Compromisso Coletivo de Estágio.

A Coordenadoria de Estágio e Mobilidade da PROGRAD informa que foi deliberada por meio do Parecer CoG nº 27/2015 a utilização, quando necessário, do termo de compromisso coletivo de estágio obrigatório  para os cursos de graduação da UFSCar. A decisão foi respaldada na análise do documento pela Procuradoria Federal junto à UFSCar (PF), conforme Nota nº034/2015/PF/UFSCar/PGF/AGU, em anexo. O termo coletivo poderá ser utilizado para todos os cursos, desde que as condições individualizadas do estágio sejam preservadas. Conforme orientação da PF, se houver encerramento do estágio de um estudante antes da data prevista inicialmente no termo coletivo, deverá haver controle e registro entre as partes dessa informação (ver itens 14 a 16 do parecer). Em breve estará disponível um modelo de documento para registro de eventual encerramento antecipado das atividades de estágio. O controle dessa informação, entretanto, deverá ser realizado pelo respectivo departamento acadêmico ou, em caso de delegação de competência, pela respectiva coordenação de curso/de estágio. O Termo de Coletivo de Estágio do Curso de Bacharelado em Educação Física já se encontra atualizado (versão fev2016).

 

 

SEGURO ESTUDANTIL:

Informações sobre as garantias da cobertura e apólice contratada, acesse AQUI.