ENADE das Licenciaturas
O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) é condição prévia para conclusão de curso, colação de grau, expedição e registro do diploma dos alunos habilitados. O Conceito Enade (gerado a partir das notas dos estudantes no exame) é um importante indicador de qualidade da educação e serve de insumo para o Conceito Preliminar de Curso (CPC).
A partir do ano de 2024, as licenciaturas serão avaliadas anualmente no Enade. A medida visa acompanhar e embasar as ações voltadas para o fortalecimento da formação de professores no Brasil.
Dividido em duas etapas, o exame tem como foco a avaliação das competências docentes e habilidades práticas desenvolvidas nos estágios supervisionados obrigatórios. Para isso, as provas são compostas por avaliação teórica e prática. As inscrições para participar são feitas pelos coordenadores dos cursos, mas há várias etapas de responsabilidade dos(as) estudantes.
Avaliação teórica
A avaliação teórica tem uma parte de formação geral docente, composta por 27 questões de múltipla escolha e comum a todos os cursos. A outra é de componente específico, próprio de cada área, com 37 questões, sendo uma delas discursiva.
Participam os concluintes, quem tenha integralizado 80% ou mais da carga horária mínima do currículo e não tenha colado grau até o último dia do período de retificação de inscrições, ou aqueles com previsão de integralização de 100% da carga horária do curso até julho de 2026.
As inscrições dos estudantes para a avaliação teórica, são feitas pelos coordenadores dos cursos. Os concluintes, além de participar da prova, devem preencher obrigatoriamente o Cadastro de Informações Pessoais e o Questionário do Estudante, dentro dos prazos do Edital. E é por meio do Sistema Enade que o estudante realiza as ações que são de sua responsabilidade.
Avaliação prática
A avaliação prática ocorrerá durante a realização do estágio supervisionado obrigatório nas escolas da educação básica, com foco no período em que o estudante assume a regência de classe.