Prof. Osmar Moreira e demais pesquisadores da UFSCar são premiados no 1º prêmio Jabuti Acadêmico (edição 2024)

87714_jabuti_248092502753800857.jpg

O livro "Do futebol moderno aos futebóis transmodernos: a utopia da diversidade revolucionária", publicado pela EdUFSCar, foi contemplado no 1º Prêmio Jabuti Acadêmico, na categoria Educação Física, Fisioterapia, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional.

A cerimônia de premiação ocorreu no dia 6 de agosto, no Teatro Sérgio Cardoso, em São Paulo. Nesta primeira edição, foram inscritas 1.953 obras em 29 categorias, distribuídas em dois eixos: Ciência e Cultura e Prêmios Especiais. A obra vencedora da UFSCar foi organizada por Osmar Moreira de Souza Júnior, docente no Departamento de Educação Física e Motricidade Humana (DEFMH) e coordenador do Grupo de Estudos e Pesquisas dos Aspectos Pedagógicos e Sociais do Futebol (ProFut), juntamente com Ricardo Souza de Carvalho e Denis Prado, pesquisadores do ProFut. O livro traz relatos de experiências e explora os futebóis transmodernos, onde caiba a diversidade da sociedade.

O Prêmio Jabuti Acadêmico foi criado em 2024 e visa reconhecer a produção científica, técnica e profissional no Brasil, divulgando autores e editores que contribuem para a cultura e o conhecimento no País. Os vencedores receberam uma estatueta e um prêmio de R$ 5 mil. A lista completa das obras premiadas pode ser conferida no site da iniciativa, e a cerimônia de premiação está disponível no YouTube.
Mais informações sobre a premiação estão em matéria no Portal da UFSCar e detalhes sobre o livro podem ser assistidos em episódio do videocast "Conexão Federal" no YouTube.