Você está aqui: Página Inicial / Pesquisa / Grupos de Estudo e Pesquisa / Lietec-UFSCar/CNPq

Lietec-UFSCar/CNPq

 laboratório de inovação e empreendedorismo em tecnologia assistiva, esporte e saúde.

O LIETEC reúne estudantes, profissionais e pesquisadores que tem como objeto de estudo e investigação científica em interface com a inovação, atuando em projetos de pesquisa que possibilitem tanto a divulgação de seus resultados em artigos científicos quanto o depósito de patentes.

As ações do LIETEC compreendem também a assessoria, consultoria e suporte técnico-científico para o desenvolvimento de projetos em inovação e empreendedorismo tecnológico, pesquisa e desenvolvimento de produtos em educação física, esportes e saúde, com ênfase em tecnologia assistiva, avaliação física, treinamento de alto rendimento e reabilitação.

O grupo tem participado com sucesso em competições de inovação, tal como o i2p®, organizado pelo Centro de Empreendedorismo e Novos Negócios da Fundação Getúlio Vargas/SP e realiza, bianualmente, o Fórum Internacional de Inovação em Tecnologia Assistiva, Esporte e Saúde (inovaforum).

Para acesso de informações sobre o LIETEC no Diretório de Grupos do CNPq, clique aqui.

Para acesso à página do LIETEC, clique aqui.

Coordenador: Prof.Dr. José Marques Novo Jr. curriculo lattes   e-mail: marques.novojr@gmail.com

Telefone/DEFMH/UFSCar: +55-16-3351-8765         skype: josemarquesnovojunior

LINHAS DE PESQUISA:

1.
Inovação Tecnológica em Tecnologia Assistiva, Esporte e Saúde - projeto temático

Objetivos: 1- Desenvolver projetos de caráter inovador e com perfil de empreendedorismo tecnológico. 2- Pesquisar e desenvolver produtos em educação física, esportes e saúde, com ênfase em tecnologia assistiva, avaliação física, treinamento de alto rendimento e reabilitação. 3- Desenvolver equipamentos e dispositivos de tecnologia assistiva a atletas com deficiência; 4- Elaborar EVTECIAS e promover o depósito de patentes. 5- Desenvolver projetos com parceira empresa-universidade. 6- Desenvolver projetos em biotecnologia, em específico, na análise proteômica e genômica relacionada ao rendimento esportivo e na prevenção de lesões miotendinosas.

2.
Avaliação Muscular Quantitativa - projeto temático

Objetivos: Avaliação quantitativa das características neuromusculares e musculoesqueléticas para identificação do desempenho da força muscular, em situações ocupacionais, fisiopatológicas e desportivas. Desenvolvimento de instrumentos e métodos para a análise cinesiológica e biomecânica do esforço muscular. Dinamometria e eletromiografia.

3.
Avaliação de Desempenho de Atletas com Deficiência projeto temático

Objetivos: Instrumentação para identificação das variáveis cinemáticas e dinâmicas da auto-propulsão de cadeira de rodas: cinemetria, eletromiografia e dinamometria. Desenvolvimento e uso de um sistema de avaliação cardiorrespiratória e treinamento para usuários de cadeira de rodas.

4.
Exercício Físico e Saúde

Objetivos: 1- Consolidar a gestão estratégica multidisciplinar do projeto de extensão "Caminhada Orientada" da UFSCar; 2- Produzir métodos para implantação de um programa de promoção de saúde em Unidades de Saúde da Família; 3- Desenvolver técnicas inovadoras de avaliação, prescrição e acompanhamento da atividade física supervisionada às pessoas com doenças crônicas não transmissíveis.

 

EQUIPE:

Pós-Doutorando

---

Pós-graduação (Área Interunidades Bioengenharia - Escola de Engenharia de São Carlos-USP)

Júlia Andreza Gorla - Doutorado curriculo lattes

Natália Sanches Silva- Doutorado curriculo lattes

Renato de Souza Lima Junior - Doutorado/CAPES. curriculo lattes

Iniciação científica (IC); Iniciação Tecnológica e Inovação (ITI); bolsa ITI-A (CNPq); Bolsa PROEX

---

Pesquisadores Voluntários

Eng.Dr.Carlos Umberto Burato -  Engenheiro Mecânico - EESC/USP-São Carlos

 

DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA:

1- Palestra Pós-Graduação Bioengenharia: Inovação em Tecnologia Assistiva, Esporte e Saúde.

2- Semana de Estudos

3- Divulgação do LIETEC no Click Ciência da UFSCar.

4- Divulgação do LIETEC na Revista Kappa, edição No.128 (junho/2017), páginas 32 a 34, de São Carlos/SP.