Núcleo de Ação Libertadora Decolonial e Estudos de Indiagem Abiayala (NALDEIA)

Logo NALDEIA.jpg

Coordenador: Prof. Dr. Luiz Gonçalves Junior

Coordenador Adjunto: Prof. Dr. Marcos José de Aquino Pereira

O "Núcleo de Ação Libertadora Decolonial e Estudos de Indiagem Abiayala" (NALDEIA) iniciou seus trabalhos em junho de 2023 a partir de diálogos entre Professores/as e Estudantes Indígenas e Não Indígenas vinculados a Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), sobretudo ao Centro de Culturas Indígenas (CCI), empenhados/as em fortalecer pessoas, identidades, filosofias, estudos (inclusive envolvendo ingresso e permanência na graduação e pós-graduação), da comunidade indígena participante da UFSCar, pautados nos princípios do bem-viver, da ecologia de saberes, da decolonialidade, da interculturalidade e das ações afirmativas. Tem como praxe a realização de uma reunião presencial na última segunda-feira de cada mês, entre 18 e 20h.

Linhas de Pesquisa

Estudos de Indiagem

Estudo dos processos de afirmação e reafirmação das identidades indígenas e do sentimento de pertencimento as comunidades indígenas. Fortalecimento dos princípios do bem-viver, da ecologia de saberes, da decolonialidade e das ações afirmativas.

Práticas Sociais Indígenas e Processos Educativos

Pesquisas em práticas sociais indígenas de: combate ao racismo, educação e política ambiental, educação indígena diferenciada. Identificação e compreensão de processos educativos próprios destas práticas, do educar e educar-se constituindo os/as pesquisadores/as e participantes das pesquisas em comunidade de trabalho.

Motricidades Indígenas

Estudos das Motricidades Indígenas: jogos, lutas, danças, festas, cantos, histórias, rituais e criações artísticas com características próprias de povos/comunidades indígenas, que envolvem tradição, resistência, manutenção ou transformação de tais manifestações. A diversidade de experiências dessas práticas configura-se de forma particular tanto na sua execução como na sua intencionalidade no processo cotidiano de viver-a-vida, em perspectiva decolonial.

Bem-Viver Interespécie

Refletir, debater, pesquisar o Bem-Viver Interespécies, entendendo-o como anúncio de uma ética de solidariedade, empatia e alteridade entre Seres-Humanos e Seres-Animais. Para tal, concebemos a possibilidade da interconexão conceitual entre Bem-Viver (uma epistemologia do sul por excelência de povos indígenas latino-americanos) e os Estudos Críticos Animais. Pauta-se também nos estudos decoloniais e reconhecemos a pluralidade conceitual e política no campo de ativismo relacionado a causa animal.

Para acessar a página do Grupo no Diretório do CNPq: https://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/2811267514270615