Vivências em Atividades Diversificadas de Lazer (VADL)

Extensão - Logo VDAL

Vivências em Atividades Diversificadas de Lazer (VADL)

Coordenador: Prof. Dr. Luiz Gonçalves Junior
Coordenador Adjunto: Prof. Mdo. Samuel Feliciano Pereira
Educadores/as Participantes: Leonardo Sampaio de Souza; Lia Casare Lopes

Desde 1999. Tem como objetivo geral a educação para e pelo lazer de crianças e adolescentes, entre 7 e 17 anos, de comunidades vulneráveis da cidade de São Carlos. Enquanto objetivos específicos as ações do projeto visam promover: a) atividades diversificadas de lazer; b) formação cidadã crítico-participativa-solidária; c) educação para e nas relações étnico-raciais, de gênero e inter-etárias; d) educação ambiental. O referencial teórico-metodológico pauta-se na Motricidade Humana (Manuel Sérgio), na Fenomenologia Existencial (Maurice Merleau-Ponty) e na Pedagogia Dialógica (Paulo Freire). O VADL por meio de suas práticas, propõe dinâmicas que envolvem oficinas de ciclismo, futebol, fútbol callejero, musicalização, leitura, contação de histórias, capoeira, natação, danças, ateliê de criação artística e jogos tradicionais de culturas populares, africanas, afro-brasileiras e indígenas. As atividades são organizadas a partir de Rodas de Conversa propositivas entre educadores/as e participantes, que juntos trocam experiências, saberes e combinam as atividades a serem realizadas na semana seguinte pautadas nos temas geradores levantados anualmente com toda comunidade participante (crianças, adolescentes, pais ou responsáveis, funcionários/as do espaço onde ocorrem os encontros e os/as educadores/as). Todas as atividades realizadas, são registradas em diários de campo pelos/as educadores/as após cada encontro, que ao se aterem aos registros, sistematizam experiências e organizam periodicamente um jornal, de título “Esporte para Cidadania”, entregue aos/as participantes, com relatos dos principais eventos ocorridos e editado com fotos, desenhos, redações e falas das próprias crianças e adolescentes, além de seções para colorir e quebra-cabeças. As intervenções dos/as educadores/as visam contribuir com o grupo para que, ao assumirem o papel de protagonistas na gestão e organização das atividades, busquem alterar a realidade pessoal e comunitária, desde os tempo-espaços de fruição do lazer, bem como de construção de relações étnico-raciais, de gênero, políticas, sociais e econômica mais justas, fundadas no respeito e solidariedade entre todos/as.

Para mais informações:

Instagram@vivencias_lazer

Facebook: https://www.facebook.com/Viv%C3%AAncias-em-Atividades-Diversificadas-de-Lazer-VADL-100987281638286

Youtube: https://www.youtube.com/channel/UCuJ0sVGX1Fvm2jZSzsYAUdg