Você está aqui: Página Inicial / Pesquisa / Grupos de Estudo e Pesquisa / ProFut-UFSCar/CNPq

ProFut-UFSCar/CNPq

ProFut-UFSCar/CNPq

 

O ProFut reúne estudantes, profissionais e pesquisadores que tem como objeto de estudo e investigação o futebol em suas interfaces com as ciências humanas.

 

Contemplando as linhas de pesquisa "Pedagogia do Futebol" e "Futebol e Sociedade", ogrupo foi fundado em 2013 a partir das inquietações relacionadas ao futebol de um grupo de alunos e alunas do curso de Educação Física da UFSCar, que sob a coordenação do professor do DEFMH-UFSCar, Osmar Moreira de Souza Júnior, passaram a reunir-se de forma sistemática para a leitura e discussão de textos e para a realização de pesquisas.

 

O ProFut tem se destacado pelas pesquisas que investigam projetos de vida de jovens futebolistas nas interfaces com os campos educacional e profissional. Uma das pesquisas realizadas pelo grupo, intitulada “¿ESTUDIAR O JUGAR AL FÚTBOL?: COMPRENDIENDO LOS DILEMAS QUE ATORMENTAN LOS PROYECTOS DE VIDA DE JÓVENES FUTBOLISTAS BRASILEÑOS", foi contemplada com o prêmio de melhor investigação na categoria Comunicação Oral no "II Congreso Mundial de Entrenadores de Fútbol", realizado em Sevilha-Espanha, de 12 a 14 de junho de 2015.

 

O grupo também tem se destacado por dar visibilidade ao movimento de Fútbol Callejero, realizando uma série de pesquisas sobre o tema, tendo recebido o prêmio de melhor tema livre especial no "IX Congresso Internacional de Educação Física e Motricidade Humana / XV Simpósio Paulista de Educação Física", na Unesp-Rio Claro, com a pesquisa intitulada "Fútbol Callejero: desafios e potencialidades de uma metodologia para a Educação Popular".

 

Para maiores informações sobre o ProFut, acesse aqui o link do Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq.