Núcleo de Estudos em Atividade Física Adaptada - NEAFA
O Núcleo de Estudos em Atividade Física Adaptada - NEAFA, vinculado ao Departamento de Educação Física e Motricidade Humana - DEFMH da Universidade Federal de São Carlos - UFSCar, foi concebido em 2007 como um fórum de discussão destinado ao suporte e inter-relação entre as atividades de ensino, pesquisa e extensão desenvolvidas no âmbito do Paradesporto e da Atividade Física Adaptada a pessoas com deficiências físicas, sensoriais, intelectuais e desenvolvimentais.
A partir do envolvimento de acadêmicos dos cursos de Bacharelado e Licenciatura em Educação Física, e do Programa de Pós-Graduação em Educação Especial - PPGEEs, bem como a participação de profissionais procedentes de diversas universidades do Brasil e do mundo, surgiu a necessidade de sistematizar as intervenções e investigações nesse campo. Destaca-se ainda o engajamento com entidades representativas da área, como a Associação Brasileira de Atividade Motora Adaptada - SOBAMA e a International Federation of Adapted Physical Education - IFAPA, associado às parcerias com instituições, secretarias e órgãos governamentais nas esferas municipal, estadual e federal.
Os estudos do NEAFA subdividem-se em duas principais linhas de investigação:
A linha de pesquisa "Atividade Física e Esportes Adaptados" abrange as possibilidades de intervenção e investigação no âmbito da atividade física e esportes adaptados a pessoas com deficiências físicas, sensoriais, intelectuais e desenvolvimentais, nos contextos da educação, reabilitação, recreação e alto rendimento.
A linha de pesquisa “Educação Física e Inclusão Escolar” envolve o fomento ao estudo, planejamento e desenvolvimento de estratégias e ações voltada à acessibilidade e inclusão de estudantes com deficiência e neurodivergência no campo da Educação Física Escolar, sobretudo por meio de pesquisas colaborativas.
Endereço para acessar o espelho no Diretório do Grupo de Pesquisa do CNPq: dgp.cnpq.br/dgp/espelholinha/0414470398775634389560
Instagram: neafa_ufscar
Maiores informações podem ser obtidas pelo e-mail mey@ufscar.br