Você está aqui: Página Inicial / Departamento / Docentes

Docentes

Ana Claudia Profa. Dra. Ana Claudia Garcia de Oliveira Duarte
Possui graduação em Fisioterapia pela Universidade Federal de São Carlos (1987), graduação em Educação Física pela Fundação Educacional de São Carlos (1987), mestrado em Mestrado em Bioengenharia -Interunidades EESC/FMRP pela Universidade de São Paulo (1996) e doutorado em Ciências Fisiológicas pela Universidade Federal de São Carlos (2001). Atualmente é professora adjunto da Universidade Federal de São Carlos. Tem experiência na área de Fisiologia, com ênfase em Exercício e Endocrinologia, atuando principalmente nos seguintes temas: obesidade, ginástica laboral, exercícios físicos, dieta hiperlipídica e diabetes, na área experimental. É criadora do Método TCP (Treinamento Corretivo Postural) primeira marca registrada da UFSCar, método este atualmente oferecido na forma de Curso de Especialização, com ações desenvolvidas no Esporte, no Trabalho, na Terceira Idade e na Escola, com enfase na saúde, e com experência na Saúde Pública, e portanto SUS. Orienta alunos também no Mestrado profissional no Programa de Pós Graduação em Gestão da Clínica, do Departamento de Medicina da UFSCar.
Cleiton Prof. Dr. Cleiton Augusto Libardi
É Professor do Departamento de Educação Física e Motricidade Humana, da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e docente do quadro permanente dos Programa de Pós-Graduação em Fisioterapia da UFSCar. Tem experiência na área de Treinamento Físico, com ênfase em Treinamento de força, atuando principalmente em adaptações neuromusculares ao treinamento de força.
Daniela Profa. Dra. Daniela Godoi Jacomassi

Possui graduação em Licenciatura em Educação Física pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2001) e mestrado (2004) e doutorado (2008) em Ciências da Motricidade pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Campus Rio Claro. Atualmente é docente do Departamento de Educação Física e Motricidade Humana, do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). É coordenadora do "dinâmica - Laboratório de Comportamento Motor", que desenvolve projetos de pesquisa como objetivo expandir o conhecimento na área de Comportamento Motor; mais especificamente, objetiva estudar os processos de aprendizagem, controle e desenvolvimento motor em temas como controle postural, informação visual, integração sensorial, envelhecimento, obesidade. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Comportamento Motor, atuando principalmente nos seguintes temas: desenvolvimento motor, aprendizagem motora, controle motor, e controle postural.

Fernando Prof. Dr. Fernando Donizete Alves
Possui graduação em Licenciatura em Educação Física pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1998), mestrado em Ciências da Motricidade pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2002) e doutorado em Educação Escolar [Araraquara] pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2008). Atualmente é Professor Adjunto do Departamento de Educação Física e Motricidade Humana da Universidade Federal de São Carlos. Coordenador do Laboratório de Estudos e Pesquisas das Dimensões Pedagógicas da Educação Física (LEPPEF).
Glauco Prof. Dr. Glauco Nunes Souto Ramos
Possui graduação em Educação Física (1991) e em Pedagogia (1993), ambas pela UNESP de Rio Claro, especialização em Comunicação Social e Educação (1991) pela ECA/USP, mestrado em Educação (Currículo) pela PUC de São Paulo (1995) e doutorado em Educação Física pela FEF/UNICAMP (2002). É professor associado da Universidade Federal de São Carlos. Tem experiência na área de Educação Física e Educação, com ênfase em formação profissional, estágios e educação física escolar, atuando principalmente nos seguintes temas: educação física escolar, estágios, formação profissional, ensino médio e ensino superior. Foi preceptor do PET Saúde/UFSCar (2011-2013) na área de Educação Física e, atualmente, é tutor do ProPET Saúde/UFSCar (desde 2013) e docente orientador voluntário do PIBID/UFSCar na área de Educação Física (desde 2012).
Marques Prof. Dr. José Marques Novo Júnior
É professor associado do Departamento de Educação Física e Motricidade Humana do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde da Universidade Federal de São Carlos. É professor credenciado junto ao Programa de Pós-Graduação Interunidades Bioengenharia da Escola de Engenharia de São Carlos-USP. É coordenador do Laboratório de Inovação e Empreendedorismo em Tecnologia Assistiva, Esporte e Saúde (Lietec) onde são desenvolvidos projetos de pesquisa que possibilitam tanto a divulgação de seus resultados em artigos científicos quanto o depósito de patentes. O Lietec desenvolve assessoria, consultoria e suporte técnico-científico para o desenvolvimento de projetos em inovação e empreendedorismo tecnológico, pesquisa e desenvolvimento de produtos em educação física, esportes e saúde, com ênfase em tecnologia assistiva, avaliação física, treinamento de alto rendimento e reabilitação.
Luiz Prof. Dr. Luiz Gonçalves Junior
Licenciado em Educação Física pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP-RC) em 1989; Mestre em Educação (Currículo) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUCSP) em 1993; Doutor em Ciências Sociais pela PUCSP em 1998; Pós-Doutor em Ciências Sociais pelo Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa - Portugal (ICS/UL) em 2003. Foi vice-presidente do Conselho Municipal de Esportes e Lazer (CMEL) da cidade de São Carlos. Professor do Departamento de Educação Física e Motricidade Humana da Universidade Federal de São Carlos (DEFMH/UFSCar) desde 1995, já tendo sido Coordenador e Vice-Coordenador do Curso de Educação Física, bem como Chefe e Vice-Chefe do DEFMH. É Coordenador do Curso de Especialização em Educação Física Escolar (lato-sensu) da UFSCar; Coordenador do Núcleo de Estudos de Fenomenologia em Educação Física (NEFEF) desde 1996; Sócio-Fundador, Pesquisador e membro da Diretoria da Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana (SPQMH); Sócio-Fundador da Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-Graduação em Estudos do Lazer (ANPEL); Coordenador da Cátedra Joel Martins. É também professor e orientador credenciado do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da UFSCar desde 2002. Desenvolve pesquisa nas linhas Práticas Sociais e Processos Educativos e Estudos Socioculturais do Lazer , possuindo artigos apresentados e publicados em periódicos e/ou em eventos científicos no Brasil, na Argentina, na Áustria, no Chile, em Cuba, na Espanha, em Moçambique, no Paraguai, em Portugal e na Venezuela. Desenvolve as extensões comunitárias: Projeto de Educação Ambiental e Lazer Consciente (PEDAL-Consciente) e Vivências em Atividades Diversificadas de Lazer , projeto esse contemplado com o Prêmio Nike-UniSol Esporte pela Mudança Social em 2009 e, atualmente parceiro da Associação Desportiva, Educacional e Social dos Metalúrgicos de São Carlos (ADESM), contando com apoio financeiro do programa A Chance to Play O Direito de Brincar (iniciativa do Comitê Mundial dos Trabalhadores na Volkswagen, com sede na Alemanha, em parceria com a Fondation Terre des Hommes - Tdh - com sede na Suíça).
Mey Profa. Dra. Mey de Abreu Van Munster
Possui bacharelado e licenciatura em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas (1991); especialização em Educação Física Adaptada (1992); mestrado (1998) e doutorado (2004) em Educação Física, na área de Atividade Física e Adaptação, pela Universidade Estadual de Campinas; Pós-doutorado junto ao Kinesiology, Sports Studies and Physical Education Department na State University of New York - College at Brockport (2013/2014). Professora associada no Departamento de Educação Física e Motricidade Humana da Universidade Federal de São Carlos, onde coordena o Núcleo de Estudos em Atividade Física Adaptada - NEAFA e Projetos de Extensão relacionados à temática. Credenciada ao Programa de Pós-graduação em Educação Especial da UFSCar, orientando nos níveis de mestrado e doutorado. Membro da Sociedade Brasileira de Atividade Motora Adaptada desde 1995. Membro da International Federation of Adapted Physical Activity desde 2011. Possui experiência acadêmica e administrativa na área de Educação Física, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação Física Adaptada; Esportes Adaptados; Educação Especial.
Nelson Prof. Dr. Nelson Prudencio (in Memoriam)

Graduado pela Escola de Educação Física de São Carlos (1971), Mestre em Educação Física pela Universidade de São Paulo (1983) e Doutor em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas (2006). Docente no curso de Educação Física da UFSCar desde a sua implantação (1994) até o ano de seu falecimento (2012).

Além do destaque acadêmico, Nelson Prudêncio sempre será lembrado por suas conquistas esportivas. Duas medalhas olímpicas e um recorde mundial fazem de Nelson Prudêncio um dos principais personagens do atletismo nacional, além da condição de nome integrante do trio que consolidou a tradição brasileira no salto triplo. Nos Jogos Olímpicos do México, em 1968, protagonizou a mais contundente e fantástica disputa olímpica pela medalha de Ouro em competições olímpicas, no salto triplo, juntamente com o soviético Viktor Saneyev e o italiano Giuseppe Gentile, quebrando o recorde mundial e olímpico por nove vezes consecutivas no mesmo dia. Ao final da disputa, Nelson Prudêncio conquistou a medalha de prata com um salto de 17,27 m, o ouro ficou com o soviético (com um salto de 17,39 m) e o bronze com o italiano (com um salto de 17,22 m). Em 1972, nos Jogos Olímpicos de Munique, Nelson Prudêncio conquistou sua segunda medalha olímpica: a medalha de bronze, com um salto de 17,05 m. Ele ficou atrás de Viktor Saneyev, que conquistou o bicampeonato com 17,35 m, e do alemão oriental Jorg Drehmel, medalha de prata com 17,31 m. conquistou a medalha de bronze.

Osmar Prof. Dr. Osmar Moreira de Souza Junior
Doutor em Educação Física pela FEF-Unicamp em 2013 (Título da tese: Futebol como projeto profissional de mulheres: interpretação da busca pela legitimidade); Mestre em Ciências da Motricidade pela Unesp em 2003 (título da dissertação: "Co-educação, futebol e Educação Física escolar"); Graduado em Licenciatura em Educação Física pela Unesp-Rio Claro em 1992. Professor Adjunto no Departamento de Educação Física e Motricidade Humana (DEFMH) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Co-autor do livro "Para ensinar Educação Física: possibilidades de intervenção na escola". Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas dos Aspectos Pedagógicos e Sociais do Futebol (ProFut-UFSCar); vice-líder do Grupo de Estudos e Pesquisas de Futebol (GEF-Unicamp) e membro do Laboratório de Estudos e Trabalhos Pedagógicos em Educação Física (LETPEF-Unesp de Rio Claro). Experiência na área de Educação Física escolar, tendo atuado como professor e coordenador de Educação Física no Ensino Fundamental e Médio de 1997 a 2008.
Paula Profa. Dra. Paula Hentschel Lobo da Costa
Possui graduação, mestrado e doutorado em Educação Física pela Escola de Educação Fìsica e Esporte da Universidade de São Paulo (2000). Realizou doutorado sandwich na Deutsche Sporthochschule Köln, Alemanha, junto ao Instituto de Biomecânica e o Pós-Doutorado no Departamento de Biologia da Universidade da Antuérpia (Bélgica) em 2013. Atualmente é Professora Associada II do Departamento de Educação Física e Motricidade Humana da Universidade Federal de São Carlos. Tem experiência na área de Biodinâmica do Movimento Humano, com ênfase em Biomecânica, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de Biomecânica, análise do movimento humano, locomoção humana, locomoção infantil e esportes aquáticos.
Juca Prof. Dr. Waldemar Marques Junior
Graduado em Educação Física (Licenciatura Plena) pela Fundação Educacional de São Carlos (1981). Mestrado em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos (1988). Doutorado em Educação Escolar pela Universidade Júlio de Mesquita (UNESP, 2012). Atualmente é professor assistente na Universidade Federal de São Carlos. Tem experiência na área de Educação Física e Desportiva, com ênfase em Educação para a Formação Humana.
Yara Profa. Dra. Yara Aparecida Couto
Professora Doutora do Departamento de Educação Física e Motricidade Humana, Centro de Ciências Biológicas e Saúde da Universidade Federal de São Carlos, UFSCar. Possui Graduação em Educação Física (1991), Mestrado em Ciências da Motricidade (1999), ambas pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP - Campus de Rio Claro, e Doutorado em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba, UNIMEP (2008). No âmbito das atividades acadêmicas articula ensino, pesquisa e extensão na área de Educação Física, com ênfase em Arte e Educação, Práticas Educativas e Formação de Profissionais de Educação, Práticas Corporais Alternativas e Dança Sagrada, atuando principalmente nos temas: linguagem do movimento corporal, formação cultural, experiência estética, criatividade e dança. Coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisa Expressão Corporal, Criatividade e Dança. Participou como Preceptora do Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde PRÓ-PET - Saúde na área de Educação Física.
« Junho 2020 »
Junho
DoSeTeQuQuSeSa
123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930